Se você estiver planejando uma viagem à Alemanha, você deve saber que é super importante conhecer as tradições e culturas do país. Por isso que, abaixo selecionamos as top 10 pra você se informar! Conheça as 10 tradições mais curiosas da Alemanha 😉
1- Swabian-alemannic Fasnacht
Todo mundo sabe que na Alemanha adoram festar e essa festa prova que isso é verdade! Essa festa lembra os carnavais europeus e acontece no estado de Baden-Württemberg sempre depois do dia 6 de janeiro. Na ocasião moradores invadem as ruas com máscaras folclóricas e tocando músicas tradicionais.
2- Schützfest
Todo ano acontece, há mais de 500 anos, a Schützfest, quando o parque Schützenplatz vira um grande parque de diversão, com muita música, dança, comidas e bebidas tradicionais.
3- Carnaval de Colônia
Essa é uma das festas mais animadas da Alemanha! A folia começa oficialmente no dia 11 do 11 às 11:11 horas (bem supersticioso, né?) e termina na quarta-feira de cinzas. Todo mundo para e vai curtir a grande farra!
4- Comidas típicas
A comida alemã já é conhecida no mundo todo, mas se você for pra lá, não deixe de experimentar as típicas salsicha, linguiça, mostarda e batatas alemãs. Não há nada igual aqui no Brasil!
5- Weimar’s Onion Fair
Essa festa foi criada para celebrar a cebola. Isso mesmo! O Festival da Cebola é considerado o maior festival do estado da Turíngia. Começou em 1653 e continua até hoje. Reúne mais de 300 mil visitantes que buscam novos ingredientes e sabores à base de cebola.
6- Cervejas
Não há como falar na Alemanha e não comentar dos inúmeros rótulos de cerveja. Existe uma lei, chamada “lei da pureza” criada em 1516 que diz que toda cerveja deve ser feita apenas com 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras. Essa regra resulta numa variedade de mais de 40 tipos de cerveja. Vale a pena experimentar!
7- Gherkin Cycle Route
A tradição é percorrer de bicicleta a trajetória do pepino até virar um picles. Na Floresta Spree percorre-se 260 quilômetros que contam todo o processo de produção dos famosos picles da Alemanha! Inusitado, não?
Influências do idioma alemão na atualidade
O fato de que muitos foram os imigrantes alemães que vieram para o Brasil, principalmente fixando-se na região sul e sudeste faz com que o idioma faça parte de muitas culturas brasileiras. Essa influência pode fazer com que o idioma se torne uma opção de escolha de um novo idioma para aprender.
Além disso, muitas são as empresas e multinacionais alemãs que conquistaram espaço no Brasil, fazendo com que muitos profissionais tenham de se qualificar com o idioma para se destacar no mercado.
Impacto do idioma alemão no Brasil
No sul e no sudeste no Brasil existem algumas áreas que foram fortemente influenciadas por imigrantes alemães tanto que muitas tradições e comidas alemãs são fortes ainda nessas localidades.
Se você quer se sentir mais próximo da Alemanha sem sair do Brasil você pode viajar para Blumenau em Santa Catarina, Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul, Domingo Martins no Espírito Santos e Pomerode também em Santa Catarina.
Conheça o alemão brasileiro
Você sabia que a influência da língua alemã foi tão grande que uma versão brasileira do idioma foi criada? Trata-se do alemão brasileiro. O “alemão brasileiro” é fortemente influenciado pelo português e, em menor grau, pelos dialetos italianos e também algumas línguas indígenas. Sabe-se que hoje em dia, mesmo em áreas dominadas por comunidades de origem alemã, os habitantes são bilíngues.
Imigrantes alemães no Brasil
O maior grupo de imigrantes no Brasil depois dos italianos é o alemão. Vindos da Alemanha, Áustria e Suíça eles conseguiram trazer não só seus costumes para o Brasil, mas também preservar alguns aspectos do idioma, diferente dos italianos que se incorporaram ao português, uma vez que o idioma português tem mais semelhança com o italiano do que o alemão, facilitando a união ao italiano.
Conhece alguma outra tradição da Alemanha? Nos fale nos comentários! Gostou do artigo? Compartilhe!
Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo
Endereço
Av. Brig. Faria Lima, 3477 – Bloco B, 4º andar – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04538-133