Saiba as origens do idioma Alemão

Origens do Idioma Alemao
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Origens do Idioma Alemao
Origens do Idioma Alemao

Aprender o idioma alemão pode ser tão difícil como entender a origem do idioma. Isso porque muitas são as influências e poucos são os registros encontrados da língua ancestral que deu origem ao alemão. Abaixo você pode entender um pouco mais através de algumas informações coletadas e pesquisas realizadas por estudiosos e linguistas.

Onde tudo começou?

A primeira língua, ou seja, a língua-mãe da família germânica é conhecida como Protogermânico. Não existem textos com essa língua que comprovem sua existência. Mas pesquisadores fizeram sua reconstrução pelo método comparativo, em que são feitas comparações entre várias línguas para encontrar algum ponto em comum entre elas e, dessa forma, encontrar o idioma ancestral.

Na verdade existem alguns escritos rúnicos escandinavos que representam o Protonórdico, língua mais próxima ao Protogermânico. Foi do desenvolvimento do idioma Protogermânico que surgiu o Umlaut, desenvolvimento de sons nasais.

Sub-grupos do idioma

A língua é pertencente ao grupo germânico-holandês, ramo ocidental das línguas germânicas, uma subfamília das línguas indo-européias. É divida em dois grupos de dialetos: o alto alemão (que inclui o alemão literário normativo) e o baixo alemão falado na Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo e nas regiões de Alsácia-Lorena e Alto Adige, Itália.

Alto alemão

Até 1100, falava-se o antigo alto alemão, conjunto de dialetos sem normas literárias. O alto alemão moderno foi o utilizado por Lutero para traduzir a Bíblia.

O iídiche, idioma dos judeus asquenazitas, grupo estabelecido no centro e leste europeu, também pertence ao grupo do alto alemão e surgiu a partir do século XIV, quando começou as diásporas judaicas. O alto alemão é menos usual do que o baixo alemão, que é mais tradicional.

Baixo alemão

Como comentado acima, o baixo alemão é a língua falada e, por isso, mais comum de ser encontrada e ouvida. Enquanto o alto-alemão – considerado o idioma da escrita (Schriftsprache) – fora falado no sul da Alemanha, o baixo-alemão predominara no norte do país.

Alemão padrão

Sob influência da religião protestante, o alemão padrão (Hochdeutsch) foi inserido nas escolas com o objetivo de tornar germanófona toda a população do norte da Alemanha. Durante o século XIX, a língua alemã se transforma no idioma oficial do comércio.

Confira os países que falam alemão!

Aprender um idioma novo pode ser um verdadeiro desafio e, com o alemão obviamente, não é diferente! O alemão tem inúmeras

Origens do Idioma Alemao
Origens do Idioma Alemao

regras e é conhecido pela facilidade em criar novas palavras através da combinação de duas ou mais palavras. Além disso, existe a dificuldade em memorizar a ortografia, uma vez que o alemão, assim como outros idiomas, não se escreve da forma como se fala.

Talvez viajar para um país que fale alemão com fluência, que tenha o idioma como língua materna possa ajudar você a se familiarizar mais com o idioma. Aliás, você sabe quais são os países que falam alemão?

Origem do alemão

O alemão é uma língua indo-europeia e pertence à família dos idiomas germânicas ocidentais.

A língua alemã tem forte parentesco com o holandês, o inglês, o frísio e o ídiche. Estas línguas também são encontradas no grupo das línguas germânicas ocidentais.

Países que falam alemão

Cerca de 98 milhões de pessoas ao redor do mundo todo tem o alemão como língua materna. Além disso, você sabia que há pelo menos 80 milhões de pessoas que aprendem o idioma alemão como segunda língua ou língua estrangeira? Estima-se que na União Europeia cerca de 50 milhões de pessoas têm conhecimentos de alemão, o que é um número considerável!

O alemão é língua oficial em 6 países europeus: Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Lichtenstein e Bélgica. Na Alemanha, na Áustria e em Lichtenstein o alemão é a única língua oficial, ou seja, dificilmente você vai encontrar nativos falando outros idiomas. Já em outros países, o alemão divide espaço com outras línguas..

Em Luxemburgo, por exemplo, fala-se três idiomas oficiais: luxemburguês, francês e alemão. Fique livre para escolher o idioma que prefere se comunicar por lá 😉

Já em Bruxelas, a sede da UE, o alemão é uma das línguas oficiais. Na administração da Organização das Nações Unidas (ONU), o alemão também tem um estatuto especial e, embora não seja oficial e usada de forma corriqueira no trabalho, todos os documentos são sempre traduzidos para o alemão.

E você, conhece outros países que falam alemão? Deixe nos comentário. Se gostou, do artigo, compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×