O rodízio de veículos em São Paulo capital é uma medida de restrição à circulação de carros adotada pela prefeitura com dois objetivos principais: reduzir os congestionamentos e diminuir a poluição do ar. Implementado em 1997, o sistema se tornou uma característica permanente da vida paulistana e exige atenção dos motoristas para evitar multas.
Como Funciona:
O rodízio é baseado no final da placa do veículo e restringe sua circulação em determinadas vias da cidade em dias e horários específicos.
Dias de Restrição:
A restrição ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontes de feriados (quando a prefeitura pode suspender a medida).
Horários de Restrição:
O rodízio funciona em dois períodos:
- Manhã: Das 7h às 10h
- Tarde/Noite: Das 17h às 20h
Final da Placa e Dia da Restrição:
- Segunda-feira: Placas com final 1 e 2
- Terça-feira: Placas com final 3 e 4
- Quarta-feira: Placas com final 5 e 6
- Quinta-feira: Placas com final 7 e 8
- Sexta-feira: Placas com final 9 e1 0
Área de Abrangência:
A restrição de circulação aplica-se ao Centro Expandido de São Paulo. Esta área é delimitada pelas seguintes vias, que fazem parte do perímetro do rodízio (e portanto, a restrição vale dentro delas):
- Marginal do Rio Pinheiros
- Marginal do Rio Tietê
- Avenida dos Bandeirantes
- Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay
- Avenida Pres. Castelo Branco
- Avenida Salim Farah Maluf
- Avenida Ricardo Jafet
- Avenida Rubem Berta
- Avenida Prof. Abrão de Morais
- Complexo Viário Maria Maluf
- Avenida dos Carinás
- Avenida Pedro Álvares Cabral
- Avenida Moreira Guimarães
- Avenida Bandeirantes
Veículos Isentos:
Alguns tipos de veículos são isentos do rodízio, mediante cadastro prévio junto à Compania de Engenharia de Tráfego (CET) ou por legislação específica:
- Motocicletas (mas podem ter outras restrições, como Zonas de Restrição à Circulação de Motocicletas)
- Táxis (com passageiro ou indo/voltando do atendimento)
- Transporte escolar
- Serviços essenciais (ambulâncias, viaturas policiais, bombeiros, veículos de utilidade pública)
- Veículos movidos exclusivamente a eletricidade ou hidrogênio (requerem cadastro na SMT/CET)
- Veículos de pessoas com deficiência ou doenças crônicas que comprometam a mobilidade (requerem cadastro na SMT/CET)
- Guinchos
Fiscalização e Multas:
A fiscalização é feita por agentes de trânsito e, principalmente, por radares e câmeras espalhados pela cidade. Trafegar no horário e dia de rodízio na área restrita é considerado uma infração de trânsito de natureza média, sujeita a multa e pontos na carteira.
Impacto e Considerações:
O rodízio é uma medida controversa, com debates sobre sua real eficácia a longo prazo na redução do tráfego. No entanto, ele força os motoristas a buscarem alternativas como o transporte público (metrô e ônibus), caronas solidárias, aplicativos de transporte ou a readequação de horários. Para moradores e visitantes, é fundamental estar ciente das regras para evitar transtornos e contribuir para a mobilidade urbana de São Paulo.
