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Saiba como funciona o rodízio de veículos em São Paulo

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O rodízio de veículos em São Paulo capital é uma medida de restrição à circulação de carros adotada pela prefeitura com dois objetivos principais: reduzir os congestionamentos e diminuir a poluição do ar. Implementado em 1997, o sistema se tornou uma característica permanente da vida paulistana e exige atenção dos motoristas para evitar multas.

Como Funciona:

O rodízio é baseado no final da placa do veículo e restringe sua circulação em determinadas vias da cidade em dias e horários específicos.

  • Dias de Restrição:

    A restrição ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontes de feriados (quando a prefeitura pode suspender a medida).

  • Horários de Restrição:

    O rodízio funciona em dois períodos:

    • Manhã: Das 7h às 10h
    • Tarde/Noite: Das 17h às 20h
  • Final da Placa e Dia da Restrição:

    • Segunda-feira: Placas com final 1 e 2
    • Terça-feira: Placas com final 3 e 4
    • Quarta-feira: Placas com final 5 e 6
    • Quinta-feira: Placas com final 7 e 8
    • Sexta-feira: Placas com final 9 e1 0

Área de Abrangência:

A restrição de circulação aplica-se ao Centro Expandido de São Paulo. Esta área é delimitada pelas seguintes vias, que fazem parte do perímetro do rodízio (e portanto, a restrição vale dentro delas):

  • Marginal do Rio Pinheiros
  • Marginal do Rio Tietê
  • Avenida dos Bandeirantes
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay
  • Avenida Pres. Castelo Branco
  • Avenida Salim Farah Maluf
  • Avenida Ricardo Jafet
  • Avenida Rubem Berta
  • Avenida Prof. Abrão de Morais
  • Complexo Viário Maria Maluf
  • Avenida dos Carinás
  • Avenida Pedro Álvares Cabral
  • Avenida Moreira Guimarães
  • Avenida Bandeirantes

Veículos Isentos:

Alguns tipos de veículos são isentos do rodízio, mediante cadastro prévio junto à Compania de Engenharia de Tráfego (CET) ou por legislação específica:

  • Motocicletas (mas podem ter outras restrições, como Zonas de Restrição à Circulação de Motocicletas)
  • Táxis (com passageiro ou indo/voltando do atendimento)
  • Transporte escolar
  • Serviços essenciais (ambulâncias, viaturas policiais, bombeiros, veículos de utilidade pública)
  • Veículos movidos exclusivamente a eletricidade ou hidrogênio (requerem cadastro na SMT/CET)
  • Veículos de pessoas com deficiência ou doenças crônicas que comprometam a mobilidade (requerem cadastro na SMT/CET)
  • Guinchos

Fiscalização e Multas:

A fiscalização é feita por agentes de trânsito e, principalmente, por radares e câmeras espalhados pela cidade. Trafegar no horário e dia de rodízio na área restrita é considerado uma infração de trânsito de natureza média, sujeita a multa e pontos na carteira.

Impacto e Considerações:

O rodízio é uma medida controversa, com debates sobre sua real eficácia a longo prazo na redução do tráfego. No entanto, ele força os motoristas a buscarem alternativas como o transporte público (metrô e ônibus), caronas solidárias, aplicativos de transporte ou a readequação de horários. Para moradores e visitantes, é fundamental estar ciente das regras para evitar transtornos e contribuir para a mobilidade urbana de São Paulo.

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