O francês é considerada uma língua romântica e sofisticada no mundo inteiro. Pertence à subfamília itálica que deriva da indo-europeia. O idioma é o materno da França, Bélgica, Suíça e de países que tiveram influência das colonizações francesas como é o caso da Guiana Francesa, África norte-ocidental, Indochina, Haiti, Madagascar e parte do Canadá. Os primeiros habitantes que ocuparam a França foram os gauleses, um povo antigo e celta. Com a conquista do território orientada por Júlio César, conhecido como um militar e governante romano, no século I a.C as tribos gaulesas abandonaram o idioma celta comumente falado na região e passaram a falar o latim popular.
Com o passar do tempo, especialmente no século VII o latim já havia sofrido muitas variações que foram influenciadas pela invasão de povos bárbaros de origem germânica que adotaram palavras gregas ao idioma. Então, durante a Idade Média dois idiomas começaram a evoluir e ganhar mais destaque na região: uma língua falada ao norte do Rio Loire (a langue d’oïl) e a ao sul do Rio Loire (a langue d’oc). De cada um desses originou-se vários dialetos, sendo que as mais conhecidas são o provençal, gascão, languedociano, lemosino, auvernês e bearnês. O provençal passou a ser adotado por muitos poetas e trovadores na época. A língua ao norte do Rio Loire passou a ser adotada nas províncias setentrionais, sendo alguma delas Paris e Île-de-France.
Já no século XVII François de Malherbe definiu uma norma para usar palavras francesas em suas obras poéticas, o que levou a unificação e criação de um dicionário patrocinado pelo cardeal Richelieu no século XVII, na fundação da Académie Française (1635). No reinado do Luís XIV o idioma ganhou ainda mais visibilidade e importância, convertendo-se na língua internacional da Europa principalmente no segmento científico e diplomático. Desde então o idioma teve algumas modificações com relação à pronúncia, neologismos e simplificação da escrita.
Cultura e tradições da França
A França é um dos países que tem o idioma francês como língua oficial. Por mais que você nunca tenha ido à França, com certeza já ouviu falar de alguns costumes e tradições dessa população, bem como curiosidades interessantes. Mas, acaso não saiba de algumas informações e referências, acompanhe abaixo para programar sua viagem à França.
Supremacia artística
Não há como negar a forte influência artística francesa. Muitos importantes pintores, escritores, artistas e intelectuais advém da França e deixaram um legado ao redor do mundo. A França é altamente reverenciada nesse sentido e até hoje é um dos países que mais possui museus de exposições artística e espaços culturais. Com um idioma nobre e sofisticado como esse não poderia ser de outra forma.
Gastronomia requintada
Assim como a arte, não podemos falar de França e esquecer da sua gastronomia que é a mais famosa do mundo! Os chefs mais
renomados do mundo são franceses ou aprenderam e adotaram técnicas francesas na sua cozinha. A França está presente através da sua culinária em todos os países. Não é difícil encontrar restaurantes franceses cinco estrelas espalhados por aí.
Hábitos franceses
Alguns hábitos que podem ser curiosos dessa população é a forma de cumprimento com três beijos no rosto, até mesmo entre homens. Muitos franceses têm o hábito de tomar apenas um banho ao dia e sempre pela manhã. Também podem escovar os dentes apenas uma vez ao dia.
Em aniversários não se bate palmas ao cantar parabéns. Quando organizam festas em casa também não há música ou no máximo uma música ambiente, baixa ao fundo e não costumam dançar. Eles não consomem entre as refeições principais para não prejudicar esses momentos que são sagrados para eles, os almoços e jantares podem durar até duas horas com direito a entrada, prato principal, queijos com baguette, sobremesa e café pra fechar!