As origens da língua espanhola

Curso de Espanhol Online
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Curso de Espanhol Online 01
Origens da Lingua Espanhola

O idioma espanhol, assim como muitos outros idiomas, surgiu do latim e era falado pela população que vivia na Península Ibérica. O espanhol passou a ser chamado de castelhano. Muitas pessoas acreditam que o castelhano seja uma variação do espanhol, mas na verdade é outro nome para designar o mesmo idioma. Esse nome faz referência ao local onde residiam os reis medievais, chamado de Castilla (Castela). Apesar do nome ainda ser usado como referência pela maioria dos nativos, unificou-se e foi oficializada o idioma como “espanhol” para facilitar o entendimento ao redor do mundo.

Apesar do espanhol ser o idioma oficial da Espanha, não é o único falado no país. Idiomas como catalão, valenciano, galego, basco, euskera, extremenho, murciano, canario e andaluz são também variações do espanhol e que são faladas em várias regiões do país. Esses dialetos são mais valorizados pela população local e mais utilizado até mesmo que o espanhol, o que dificulta a comunicação de turistas que só falam o espanhol tradicional ou nativos do espanhol de outras partes do mundo, como por exemplo, os da América Latina.

Devido às novas conquistas territoriais que ocorreram após o século XV o idioma ganhou outros espaços da América que tiveram algumas modificações, sendo usado em conversas informais de uso popular, como também em ocasiões formais de negociação. O interessante do espanhol na América é que, fundida à cultura indígena, o espanhol ganhou variações características que misturam idiomas indígenas, como o guarani no Paraguai, por exemplo. Os nativos dos países, portanto, misturam o castelhano com idiomas indígenas, o que também é uma barreira no entendimento para quem é de fora. O espanhol é o segundo idioma mais falado do mundo e hoje é considerada língua materna de 21 países, alguns por terem sido colônias espanholas e outras por conquistas territoriais e difusão cultural.

Cultura e tradições espanholas

Falar de tradição espanhola pode ser um verdadeiro desafio! Isso porque muitos são os aspectos culturais dessa população emblemática. Talvez uma das maiores tradições da Espanha sejam as touradas, conhecidas no mundo todo. Trata-se de uma paixão nacional e muito valorizada pelos nativos do país, apesar de ser questionada por muitos grupos defensores dos animais ao

Cultura e tradicoes espanholas
Cultura e tradicoes espanholas

redor do mundo. A corrida de touros costuma acontecer na Plaza de Toros, nome sugestivo que significa Praça dos Touros. Nesse ginásio esportivo acontecem os campeonatos. Existem duas principais praças de touros na Espanha, uma fica em Madrid e outra em Sevilla, considerada capital da modalidade.

A praça de Sevilla em que ocorre a maioria dos campeonatos foi construída em 1761 e conta com uma decoração e construção impecável e luxuosa com aplicação de azulejos e arcos. O duelo é dividido em três etapas: capa vermelha, dardos e espada que termina com o animal sacrificado. Além do embate com touros nos ginásios, uma festa que acontece todo o ano chamada de Fiesta de San Isidoro, solta os touros nas ruas em meio aos moradores.

Curso de Espanhol Online
Cultura e tradicoes espanholas

Além disso, não pode-se falar de tradição espanhola sem exaltar a música. O flamenco é uma dança tradicional de Andaluzia, mas que é conhecida mundialmente e inclusive ministrada em aulas de dança nos mais diferentes cantos. Essa dança surgiu entre o século 9 e 14 e é costumeiramente lembrada pelas dançarinas com castanholas. A música é abundante no bairro Santa Cruz, em Sevilha, mas na Espanha como um todo é possível encontrar apresentações em restaurantes, teatro, festas populares, entre outros locais.

Não se deve falar de cultura e esquecer da culinária! A principal iguaria espanhola é a paella, prato surgido no século XV que leva carne de caça, legumes e arroz cozinhados em uma grande panela (tacho de ferro) a fogo lento. Porém, a versão mais conhecida atualmente é a que leva frutos do mar no seu preparo, com mexilhões, lulas e camarões. A bebida tradicional de acompanhamento é a sangria que leva vinho tinto, limonada e pedaços de frutas. Gostou? Comece hoje mesmo a Aprender Espanhol, Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×