Vila Mariana é um distrito localizado na região centro-sul do município de São Paulo. Tem como característica marcante ser uma região nobre predominantemente de classe alta com um perfil ora comercial, ora residencial, possuindo um dos metros quadrados mais caros de São Paulo. De acordo com o último censo realizado, o distrito possui aproximadamente 130.484 habitantes em uma área de 8,60 Km quadrados.
Um pouco da História da Vila Mariana
O governador da Capitania Real de São Paulo, Francisco da Cunha Menezes concedeu em 1782 uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques, situando-se essas terras entre o ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, abrangendo o futuro bairro de Vila Mariana, outrora da Saúde; em torno de tal sesmaria surgiram muitas questões de terra. Originalmente foi chamado de Cruz das Almas – em virtude das cruzes colocadas no local por causa da morte de tropeiros por ladrões, na metade do século XIX, na continuação da “Estrada do Vergueiro” (atual Rua Vergueiro) aberta em 1864 por José Vergueiro e que era a nova estrada para Santos. Posteriormente passa a ser denominado de Colônia e finalmente de Vila Mariana, nome atribuído pelo coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, a partir da fusão dos nomes de sua esposa Maria e da mãe de sua esposa, Anna.
Principais atrativos da Vila Mariana
Parque Ibirapuera
Sem sombra de dúvidas o principal atrativo da Vila Mariana para quem gosta de contato com natureza e atividades ao ar livre é o Parque Ibirapuera, que é o parque mais famoso da cidade e um dos maiores da América Latina. No parque além de ser possível praticar diversas atividades ao ar livre, também é um espaço que disponibiliza várias atividades culturais, como por exemplo o Museu Afro Brasil, que apresenta exposições sobre a cultura africana e afro-brasileira, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com obras modernas e contemporâneas, e o Pavilhão da Bienal, que sedia eventos artísticos e exposições internacionais.
SESC Vila Mariana
Inaugurado em 1997, o Sesc Vila Mariana é um centro de cultura e lazer localizado no bairro e distrito Vila Mariana, na zona centro-sul da capital São Paulo. Pertence a instituição brasileira privada do Serviço Social do Comércio (SESC). O teatro do local tem capacidade para 611 pessoas.
-
Ana Rosa • a 8 min de caminhada
Horário de Funcionamento: Terça a sexta: 7h às 21h30. Sábado: 10h às 20h30. Domingo e feriado: 10h às 18h.
Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do Brasil. Desde 1940, desenvolve atividades em torno da restauração e da divulgação de seu acervo, com mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema nacional e também estrangeiro do quais fazem parte fotografias, roteiros, livros, revistas e pôsteres.
A cinemateca preserva grande parte do conteúdo cinematográfico nacional, e por conta disso abriga a maior difusão do cinema brasileiro. É o maior acervo de “imagem em movimento” da América do Sul e uma das maiores instituições do gênero do mundo. Sua base de dados oferece a possibilidade de acesso online através do site.
Transporte na Vila Mariana
A região conta com uma ótima mobilidade para os moradores, principalmente por conta das vias que estão próximas ao bairro, como a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de maio, que dão acesso às diversas regiões da cidade.
Em relação ao transporte público, a Vila Mariana conta com duas estações de metrô, a Estação Ana Rosa e a Estação Vila Mariana.
Além delas, em sua proximidade ainda tem-se a opção de linhas de ônibus, que ligam o bairro aos bairros Santo Amaro, Lapa, Ipiranga e Vila Industrial.
O distrito é atendido pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e 5-Lilás do Metrô de São Paulo.
Segurança na Vila Mariana
A região possui algumas das unidades da Polícia Estadual de São Paulo, além das demais que ficam nos bairros vizinhos.
Além disso, uma pesquisa referente ao Índice de Exposição a Crimes Violentos, que no ano de 2018 considerou o bairro um dos 10 mais seguros para se morar na capital paulista.
Quando se trata da visão dos moradores, 64% consideram o bairro seguro para morar, pois além do policiamento, existem diversas câmeras espalhadas por todo o bairro.
Assistência Médica na Vila Mariana
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana foi inaugurada no domingo, 15 de Agosto de 2021. O equipamento ficou disponível para à população em 13/08/2021 com capacidade para realizar 18 mil atendimentos por mês.
A unidade conta com 386 colaboradores e será gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
O equipamento integra a Rede de Atenção às Urgências, que concentra os atendimentos de saúde de complexidade intermediária. Faz parte de um grupo organizado em conjunto com a atenção básica, hospitalar e domiciliar na cidade de São Paulo. A UPA contará com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
“A UPA é um equipamento estruturante no sistema de Saúde. Ela fica entre a unidade básica, que faz o atendimento primário da população, e o atendimento da rede hospitalar”, segundo o secretário da Saúde, Edson Aparecido.
Serviços da UPA Diogo de Faria
A unidade oferece os serviços de:
– odontologia,
– raio-X,
– eletrocardiografia,
– laboratório de exames e
– leitos de observação (adulto e infantil).
A UPA Vila Mariana presta atendimento qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e a primeira intervenção para os casos de natureza cirúrgica e de trauma. No local, é possível estabilizar os pacientes e realizar a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada caso. É possível manter o paciente em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica.
A UPA Vila Mariana atende à todas as normas de acessibilidade vigentes.
Endereço UPA Vila Mariana
– Endereço: Rua Diogo de Faria, 609 – Vila Clementino – São Paulo
– Funcionamento: 24 horas