Acompanhe algumas curiosidades do idioma italiano e já comece afiado a aprender!
1- O italiano é falado em 27 países. Apesar de ser oficial em poucos, muitos são os falantes do idioma ao redor do mundo. Sabe-se que na Alemanha, por exemplo, 600 mil pessoas dominam o idioma, já nos Estados Unidos quase 200 mil pessoas utilizam o italiano.
2- O italiano é o idioma oficial da Itália, Suíça, Vaticano, Eslovênia, San Marino, Croácia e tem influência administrativa e econômica em Mônaco, Líbia e Somália.
3- O idioma surgiu de influências do latim, principalmente da região de Toscana. Depois de sua unificação em 1861, a Toscana foi considerada a região de maior prestígio cultural e influência da Itália, por este motivo, aderiu-se ao dialeto da região como oficial, além de ser o idioma no qual foi escrito “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri – referência no mundo todo.
4- A Itália tem nada mais que um grande número de dialetos: o franco-provençal, o friulano, o sassarés, bem como outros somando 24 ao todo! Habitantes de regiões específicas se comunicam em dialetos locais, prejudicando a comunicação global de outras partes do país. A diferença dos dialetos é tanta que pode ser comparada ao francês e português, por exemplo.
5- 44% dos italianos falam o italiano tradicional/padrão, já 51% alterna o italiano oficial com o dialeto e 5% se comunica apenas com dialeto. A região de Veneza, Sicília e Nápoles é onde mais se encontram dialetos.
6- O alfabeto italiano é composto por 21 letras. As letras “k”, “j”, “w”, “x”, “y” não são utilizadas na escrita e nem na fala.
7- No italiano para uma palavra ir para o plural, ela é trocada a vogal de “e” para “i”, não utilizando-se o “s” para essa finalidade como em outros idiomas.
8- O italiano é dono do trava-língua mais difícil conhecido. Sabe aquela brincadeira de falar repetidas vezes uma frase de forma rápida? Então, tente essa: “Trentatre trentini entrarono a Trento, tutti e trentatre trotterellando” (Trinta e três pessoas entraram em Trento, todos os trinta e três troteando).
9- O povo italiano é mundialmente conhecido pela fala gestual, carregada de expressão e a musicalidade das palavras. O povo também é conhecido por gostar de uma boa retórica e argumentação, portanto, não queira discutir com eles.