Festas, eventos, premiações expandem paladares e colocam cidade em destaque no panorama mundial
Para os amantes do turismo gastronômico, São Paulo é capital da culinária diversa e criativa. Em um mesmo dia você pode dar um passeio por três continentes diferentes utilizando apenas o Metrô: tomar café da manhã em uma lanchonete Búlgara no Bom Retiro, almoçar no badalado árabe de Pinheiros, e terminar a noite na Liberdade se deliciando em um restaurante japonês. Se quiser um petisco para completar o giro pelo mundo, pode correr até a República para experimentar o brasileiríssimo torresminho.
A ascensão da gastronomia em São Paulo é constatada na prática. Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE), núcleo de pesquisa e inteligência de mercado da SPTuris, da Prefeitura de São Paulo, durante o SP Gastronomia – evento que aconteceu pela primeira vez na cidade entre 29 de junho e 2 de julho – revelou que 97,7% dos entrevistados acreditam que a cidade é um destino gastronômico internacional e 92,5% costumam frequentar restaurantes do município.
“Impulsionar a gastronomia se tornou inevitável, pois São Paulo tem sido reconhecida sistematicamente por premiações internacionais e pelos próprios turistas como um local que concentra o que há de mais inovador, sustentável, diverso e rico em todo o Brasil no quesito gastronômico”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Dar visibilidade a este trabalho que é feito em nossa cidade é uma forma de impulsionar uma tendência que se confirma como vocação da cidade, além de gerar oportunidades de emprego e renda” conclui.
A qualidade da comida servida nos estabelecimentos paulistanos ganha destaque no cenário internacional. No início de 2023, o relatório The World’s Best Cities – realizado pela consultoria internacional Resonance Consultancy, indicou a cidade de São Paulo como o 3ª melhor destino gastronômico na categoria restaurantes, atrás apenas de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.
Com espaço para todos os paladares, pesquisa de dezembro de 2022 da plataforma americana Happy Cow e da organização britânica sem fins lucrativos Veganuary, a capital é atualmente a cidade latina com o maior número de restaurantes veganos. Para aqueles que não consomem produtos de origem animal, não vão faltar opções de lugares.
De acordo com o Observatório de Turismo de Eventos, em 2018, a cidade reunia em torno de 20 mil restaurantes com quase 60 tipos de cozinhas diferentes. Entre elas, são 500 churrascarias, 350 hamburguerias, 600 restaurantes japoneses, que servem aproximadamente 400 mil sushis por dia, 80 restaurantes vegetarianos e 3.500 pizzarias. Os dados estão em fase de atualização, mas a expectativa é que os números sejam ainda mais expressivos.
Sabores de diversos países
Outro dado da pesquisa realizada durante o SP Gastronomia, mostra que, entre os restaurantes mais frequentados estão os italianos (53,6%), japonês (47,3%) e brasileiros (30,2%). Em São Paulo também cresce o aumento de estabelecimentos de culinária árabe, considerando, também, a chamada “comida de rua”.
A diversidade se entende a países como Nepal, Armênia, Israel e Palestina proporcionando uma experiência de novos sabores e um mergulho por diferentes culturas.
Outra característica marcante paulistana são os bairros que concentram pratos típicos de determinados países. Enquanto a Mooca é conhecida por concentrar restaurantes italianos, a Liberdade é renomada pelas diversas casas com temática oriental. Aliás, São Paulo é a cidade que reúne a maior população de descendentes de italianos fora da Itália e a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão.
Para evidenciar esse fôlego gastronômico que vem tomando conta capital, os eventos ligados ao setor ganharam cada vez mais espaço. Só este ano, pode-se destacar três grandes feiras.
Uma delas foi a primeira edição do SP Gastronomia, realizado pelo Grupo Globo com apoio da Prefeitura de São Paulo. O encontro reuniu gastronomia, música, oficinas, feira de produtores.
O concurso Comida di Buteco, que incentiva a culinária popular, também movimentou o setor. Ele acontece todos os anos e os estabelecimentos participantes concorrem ao posto de melhor da cidade em diversas categorias elaborando um prato a partir de um tema. Em 2023, foram 113 casas, localizadas em todas as regiões da cidade, mapeadas pela premiação.
Já o Festival Smorgasburg, que surgiu em Nova York, desembarcou em São Paulo e está na terceira edição. Com foco na culinária criativa, o evento tem entrada gratuita e atraiu um grande público ao entorno do Parque Ibirapuera.
Quando se fala em comida, as tradicionais festas de rua que homenageiam os padroeiros dos bairros e ainda são responsáveis por ajudar nas obras assistenciais das paróquias não podem ficar de fora. Duas são bem famosas.
A primeira é a Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga, que está na 97ª edição – em agosto e setembro. Já a de San Gennaro, na Mooca, acontece tradicionalmente no mês de outubro, há 50 anos.
Ambas com foco na culinária italiana, possuem diversas barraquinhas vendendo iguarias típicas a um excelente custo-benefício. Os dois eventos atraem milhares de pessoas todos os anos em busca de delícias como pizza, fogazza, macarronada.
Por Prefeitura de São Paulo, cidade de todos!