Aos 470 anos de existência e com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a maior cidade da América Latina! Sendo uma cidade de imigrantes de todos os lugares do Brasil e do mundo, Sampa é um destino plural que agrada todo tipo de viajante. Com toda a sua diversidade de passeios e atrações, a cidade recebeu a fama de cidade que nunca dorme e, de fato, o nome faz juz à capital paulista que parece não parar nunca!
Nós do Portal Sampa trouxemos algumas dicas que não podem faltar no roteiro da sua viagem.
O que conhecer em São Paulo capital
Avenida Paulista – São Paulo SP
0Casa das Rosas Avenida PaulistaA avenida mais famosa do Brasil tem quase 3 km de extensão, e você pode visitar muitas vezes, durante muitas viagens, e vai se surpreender com os vários passeios que vai encontrar sem repetir programas.
Sendo um dos principais pontos turísticos de São Paulo, a avenida contempla tudo que há de melhor em sampa! E oferece uma
grande quantidade de atrações em cada quarteirão.
Lá você vai encontrar centros culturais, museus, teatros, cinemas, bares, restaurantes e shoppings. Vale até parar para ver os shows dos artistas de rua que tomam a avenida todos os dias nos mais diversos horários, e em especial nos domingos e feriados, quando fica fechada para automóveis e restrita aos moradores e visitantes.
Principais atrações da Avenida Paulista
- Japan House
- Casa das Rosas
- MASP
- Mirante do SESC
- Centro Cultural FIESP
- Instituto Moreira Sales
- Cine Belas Artes
Parque Ibirapuera
É o maior e mais famoso parque de São Paulo e um dos maiores da América Latina. Possui jardins incríveis, lagos, trilhas para caminhadas, museus, o Auditório Ibirapuera e o Pavilhão Japonês.
No Parque do Ibirapuera também estão localizados o Museu Afro Brasil, que apresenta exposições sobre a cultura africana e afro-brasileira, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com obras modernas e contemporâneas, e o Pavilhão da Bienal, que sedia eventos artísticos e exposições internacionais.
Para quem está em São Paulo com a família, a visita é imperdível. É no parque que fica localizado o Planetário de São Paulo, que conta com várias sessões destinadas para os pequenos. Anote a dica.
- Horário de funcionamento do Parque Ibirapuera: todos os dias das 5 às 23 horas.
- Estação de metrô mais próxima do Parque Ibirapuera: Estação AACD – Servidor da Linha 5 Lilás.
Bairro Liberdade
A Liberdade, é um pedacinho do oriente em São Paulo, com restaurantes típicos, luminárias orientais, arquitetura, lojas, letreiros escritos em ideogramas de países como Japão, China, Tailândia e Coreia do Sul.
O bairro é marcado pela colonização japonesa, mas também conta com imigrantes de diversos outros países. Isso transforma a Liberdade em um lugar incrível e diversificado culturalmente – uma parada obrigatória em sua viagem.
As atrações vão desde lugares tradicionais, como o Museu Histórico da Imigração Japonesa, que conta com um acervo de
mais de 97 mil itens, até lojas e mercearias onde você poderá comprar produtos alimentícios de diversos países, inclusive frescos.
Diversas lojas vendem produtos eletrônicos, livros, roupas, enfeites e objetos das diversas culturas orientais, de mangás e cds de K-pop, aos tradicionais hashis e espadas samurais.
Para recarregar as baterias, você poderá conhecer e até meditar em um dos diversos templos. Entre eles, Busshinji e Lohan ou o Centro de Meditação Fo Guan Shan. Outra opção é descansar no famoso Jardim Oriental, um oásis no meio da cidade.
A gastronomia é o ponto alto. São centenas de opções de restaurantes com culinária de diversos países, com maior destaque para a japonesa. Aos domingos é realizada, desde 1975, a tradicional Feirinha da Liberdade, que reúne tudo que o bairro apresenta em um único espaço.
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é um verdadeiro espetáculo do patrimônio cultural brasileiro. Sua rica história, acervo e arquitetura imponente fazem dele um local imperdível para quem está conhecendo Sampa e deseja conhecer mais sobre a formação e evolução do Brasil. Por meio de suas exposições, o museu nos transporta através do tempo, revelando os eventos e personagens que moldaram nossa identidade nacional.
O Museu do Ipiranga continua a ser um símbolo importante da riqueza cultural do país. É um espaço que nos lembra da importância de preservar nossa história e valorizar nossa diversidade cultural.
Portanto, não deixe de reservar um tempo para explorar suas exposições, maravilhar-se com seu acervo e contemplar a grandiosidade de sua arquitetura. Você certamente será envolvido por um mundo de descobertas e emoções, conectando-se com as raízes e a identidade do Brasil.
O Museu fica localizado no Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo – SP.
MASP – Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, criado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP possui mais de 10 mil obras, entre elas pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Inicialmente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população.
Estação da Luz – São Paulo SP
A Estação da Luz é um icônico ponto turístico de São Paulo, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. Um dos motivos é sua beleza arquitetônica, com um estilo que combina elementos neoclássicos e góticos, sendo uma das poucas construções remanescentes desse estilo na cidade. Além disso, a estação é famosa por suas grandes torres de relógio e sua imponente cúpula.
Fica localizada no centro da cidade, e é uma das construções mais icônicas da capital paulista. Inaugurada em 1867, foi construída em estilo neoclássico e é considerada uma das mais importantes estações ferroviárias do Brasil. Ela é um marco histórico do desenvolvimento econômico e social do estado de São Paulo e foi palco de importantes acontecimentos ao longo dos anos.
Catedral da Sé
A Catedral da Sé, fica localizada no marco zero de São Paulo, é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa e também turística. O início da construção foi em 1913, a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002. Depois de uma restauração que completou o projeto original, a construção teve adicionados 14 torreões e o vitral da fachada da igreja, com sete rosáceas.